sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Roteiro para montagem do estudo de caso

Estruturando um caso em Psicomotricidade

Etapas
•1ª etapa: Proposição do caso, Análise e Clarificação do problema;
•2ª etapa: Discussão do problema;
•3ª etapa: Solução e socialização do problema;
•4ª etapa: Elaboração e apresentação do Plano de Sala de aula;

•5ª etapa: Apresentação e socialização do Plano de intervenção.

       1º etapa
       •Proposição do caso.
       •Identificação dos termos.

          2º etapa
      •Identificação do tipo do problema: cognitivo e linguagem, contexto (ambiente escolar, familiar e cultural), saúde e desenvolvimento psicomotor, afetividade e socialização, aprendizagem.
        •Identificação da(s) ideia(s) central(is) do problema – o que precisa ser resolvido do ponto de vista da sala regular?

          3º etapa
Estudo do caso.

qQuestões:
q O que vocês perceberam a partir da leitura do caso?
q Os conhecimentos disponíveis são suficientes para entender o problema e dar início à sua resolução?
Relação das experiências anteriores com os conhecimentos adquiridos a partir do debate.
Esclarecimento de dúvidas sobre o estudo.

4º etapa e 5º etapa
Elaboração da solução do problema pelo grupo.
qQuestões:
q O que é preciso para resolver o problema?
q Por que esta solução atende ao problema apresentado?
Apresentação da solução do problema pelo grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...